quarta-feira, 27 de março de 2013


Para ler e refletir...

Obs: Clique na figura abaixo para ampliar a imagem.

 


Boa  PÁSCOA para todos! 

Com carinho,
Coordenadora Cristina Sanches. 



sexta-feira, 15 de março de 2013



O Corpo Humano
A Terra abriga mais de 6 bilhões de seres humanos. Cada pessoa é um ser único, diferente de todos os outros seres em muitos aspectos, como é o caso da aparência externa. Mas o corpo humano é formado basicamente pelas mesmas estruturas e somos todos influenciados pelo ambiente em que vivemos. Essa influência vem do meio social, da cultura de que fazemos parte e também das relações afetivas que vivenciamos.
Vamos estudar então alguns aspectos relacionados com a estrutura e o funcionamento do corpo humano, desde as células até os sistemas que o compõe. 

As Células Constituem os Seres Vivos

Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo. São  constituídas de membrana celular, citoplasma e núcleo.
A membrana plasmática é uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. Mais do que um simples envoltório, essa membrana tem participação marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a célula e o meio em que ela se encontra.
O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo.
O botânico escocês Robert Brown (1773 - 1858) verificou que as células possuíam um corpúsculo geralmente arredondado, que ele chamou de núcleo (do grego nux: 'semente'). Ele imaginou que o núcleo era uma espécie de "semente" da célula.
O núcleo é a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares. Por isso, dizemos que o núcleo é o portador dos fatores hereditários (transmitidos de pais para filhos) e o regulador das atividades metabólicas da célula. É o "centro vital" da célula.
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos. Por exemplo: As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo. Já as células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.
Os tecidos também se agrupam em nosso organismo. Um agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão.





Esquema mostrando os diversos órgãos do nosso corpo.

Vários órgãos interagem no corpo humano, desempenhando determinada função no organismo. Esse conjunto de órgãos associados forma um sistema.
O sistema digestório humano, por exemplo, atua no processo de aproveitamento dos alimentos ingeridos. Esse sistema é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Além desses órgãos, o sistema digestório humano compreende glândulas anexas, como as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. Os sistemas funcionam de maneira integrada, e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e, consequentemente, a vida.
Resumindo
No nosso corpo é possível identificar diferentes níveis de organização que atuam nos processos vitais. Podemos resumir essa organização por meio do seguinte esquema:

Células ------->  tecidos ------->  órgãos ------->  sistemas ------->  organismo
REFERÊNCIA: http://www.sobiologia.com.br

ATENÇÃO! 
O VÍDEO ABAIXO MOSTRA CÉLULAS REPRODUTORAS EM AÇÃO ( CONCEPÇÃO). VEJA:


OBS: O conteúdo acima está sendo trabalhado com a turma EPC ( Em Processo de Certificação) e faz parte do Projeto INTERLIGADO. 


COM CARINHO, 
COORDENADORA CRISTINA SANCHES.

sexta-feira, 1 de março de 2013





O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira 



.O texto acima foi trabalho com as turmas EPA 2 ( Em processo de Alfabetização)  e EPC ( Em processo de Certificação) de acordo com o projeto INTERLIGADO ( que está sendo trabalhado esse ano e será postado em breve no blog). Segue a atividade trabalhada nas turmas . Obs: Na turma de Alfabetização a atividade abaixo foi trabalhada oralmente.

ATIVIDADES:
1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (     ) alegrou-se com a cena.                   
b) (     ) ficou indiferente.
c) (     ) solucionou um problema social.
d) (     ) ficou chocado com o espetáculo.

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (     ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                             
b) (     ) o autor fez piada sobre a situação de muitos brasileiros.
c) (     ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (     ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos desperta o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     ) ódio
c) (     ) pena.
d) (     ) euforia

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.               
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal irracional.

5. O que motivou “o bicho” a catar restos foi:
a) (     ) a própria fome.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) o cheiro da comida.
d) (     ) a amizade pelo cão.

6. Este poema serve para:
a) (     ) distrair.
b) (     ) informar sobre um  acontecimento banal.
c) (     ) partilhar um sentimento.
d) (     ) enaltecer a condição humana.

Gabarito: 1-d  2-a  3-c  4-c  5-a  6-c 


Com carinho, 
Coordenadora Cristina Sanches.