A
seguir apresento alguns projetos /
relatos de oficinas que estão sendo trabalhados
com os alunos da EJA desde o 1º
semestre de 2011 .
As oficinas foram sugeridas por Susana
Huerga no livro “EJA, Planejamento, Metodologia e Avaliação”. O plano de
oficina detalhado abaixo tem nos auxiliado muito no trabalho com a memória e
identidades dos alunos , valorizando suas histórias de vida, fortalecendo suas
identidades pessoais , de classe, gênero, etnia, etc., e simultaneamente
promovendo “encontros” entre pessoas de
modo fraterno e solidário.
OFICINA : MEMÓRIA E
IDENTIDADES
. Leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” até a parte em
que Guilherme decide procurar memórias para Dona Antônia , já que ela havia perdido as suas.
.
Foi entregue aos alunos uma caixa de
sapatos ( previamente solicitada a cada
um deles e guardada para esta ocasião ) e
cinco pequenos papéis coloridos para que
cada participante confeccionasse “sua” caixa de memórias , a partir das
seguintes lembranças de sua vida : (OBS :cada frase abaixo foi escrita em um
papel )
Algo bem antigo
Algo que o faz chorar
Algo que o faz rir
Algo quente
Algo que vale ouro
.
Foi marcada uma data para que o aluno
trouxesse a sua “caixa de memórias” para a aula.
.
No dia da entrega da “caixa de memórias” foi finalizada a leitura do livro e apresentadas as
“memórias” ( objetos ) que Guilherme trouxe para D. Antônia. Foi também discutido com o grupo a relação das memórias e D. Antônia ( como essas
mesmas memórias são percebidas por ela).
. Ao aluno foi dada a oportunidade de expor as suas lembranças para a turma
explicando o significado de cada uma . OBS: O mais interessante nesta atividade
foi o envolvimento da classe . Todos, sem exceção, quiseram mostrar o que
haviam trago e mesmo aqueles mais tímidos se posicionaram diante dos colegas
falando um pouquinho de si. Foi uma experiência muito significativa.
.
A partir deste trabalho podemos refletir
sobre as seguintes questões:
-
As memórias possuem somente significados pessoais ?
-
Podemos, a partir de memórias individuais, constituirmos memórias coletivas?
-
O que são memórias privadas e públicas?
-
Que significados podem ter na vida privada e na vida pública?
P.S : O mais interessante é que essa oficina pode ser desevolvida em qualquer etapa ( desde os alfabetizandos até os concluintes).
Com certeza! Vale a pena conferir! Beijão.
ResponderExcluir