"Leia! Leia não apenas as palavras, imagens e símbolos estampadas
nas mais diversas mídias. Leia o mundo nas suas mais diversas formas e
significados, leia as entrelinhas. Leia o tangível, o audível, o visível e quem
sabe até o invisível. Leia o mundo e faça as mais diversas interrogações,
afinal como diria nosso educador Paulo Freire "a leitura do mundo antecede
a leitura da palavra". Nós estamos no mundo e uma parte dele está em nós
através de nossas leituras."
Herik Zednik
JUSTIFICATIVA:
O aluno , como sujeito ativo de sua aprendizagem, realiza constantes e singulares (re)construções do conhecimento, dentro de um ritmo e jeito próprios. E é através dessa ação e interação com o meio, cujas implicações geram conflitos internos que culminam em aprendizados, que o aluno aperfeiçoa suas capacidades de autonomia e criticidade, tornando-se cada vez mais consciente do seu papel na sociedade.
Essa relação do sujeito com o meio, além de gerar aprendizado, decorre em implicações que acarretam um enfrentamento construtivo do educando com a realidade na qual está inserido , visto que essas implicações estão permeadas de subjetividades, memórias, tempos e espaços, ou seja , de vivências.
Tanto o teatro, o cinema , o circo, entre outras
manifestações artísticas, fazem parte da
cultura, das vivências do aluno. Sendo assim, contribuem para um significativo processo de ensino e aprendizagem. Torna-se
recorrente, portanto, a importância de
sua divulgação, pesquisa e prática dentro do
ambiente escolar. Uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade,
o trabalho coletivo e colabora para a formação integral do
educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e
cognitivos, a cultura reflete e relaciona ao mesmo tempo questões
que envolvem o cotidiano do educando com a realidade social mais ampla,
gerando um sentimento de identificação.
OBJETIVOS :
.Transformar
informações em conhecimento significativo, desenvolvendo com os alunos
processos em que sejam valorizados o respeito, a participação, a criatividade,
a amizade, a disciplina, a dignidade, a sensibilidade, a iniciativa, a
pesquisa, o questionamento, a experimentação e as descobertas.
.Valorizar a cultura além de
afirmar a sua importância no
processo de ensino e aprendizagem ( através de apresentações , dinâmicas, discussões, oficinas
e excursões ).
.Proporcionar o contato direto e interativo
entre sujeitos , enriquecendo
momentos de descontração através
da experimentação e reflexão dos temas abordados nas atividades.
.Trabalhar para que , além da compreensão dos conteúdos formais,
o aluno tenha prazer em aprender e seja curioso, interessado, criativo, autônomo
e crítico ao ajudar na construção e
efetivação das práticas de oralidade, leitura oral e escrita proporcionando
assim, um aprendizado mais significativo.
. Promover a
interdisciplinaridade entre os conteúdos, favorecendo a compreensão,
investigação e o aprofundamento do saber, atribuindo significados às
situações propostas, relacionando-as às suas vivências cotidianas e suas
demandas.
DESENVOLVIMENTO:
.Oficinas com atividades
que envolvam a cultura ( teatro, cinema, artesanato, dança, pintura, música,
, dramatização, entre outras ) e que abordem temas relevantes , tais
como : Nossas raízes africanas, Descobrimento do Brasil, Folclore, Sexualidade,
Cidadania, Educação ,Qualidade de vida,
Diversidade , Inclusão, Valores Humanos, entre outros.
.Excursões ao teatro ,
museu, cinemas , shows , cidades
históricas, parques, eventos literários , entre outros, cujos
temas a serem abordados contribuam para
o aprimoramento do aprendizado.
. Eventos culturais
envolvendo educandos e educadores (
Feira de Cultura, Confraternizações, Auditórios , Palestras , filmes , Conselhos de Classe, Formatura,etc).
.Confecção de murais sobre
os temas trabalhados .
MATERIALIDADE :
. Locação de ônibus ( para o deslocamento da escola ao evento ) ,
. Máquina fotográfica,
. Data-show,
. Som, microfone.
. Materiais diversos :
Papéis ( craft, colorset, ofício,
fantasia, cartolina, laminado, camurça, crepom, entre outros), lápis de cor,
cola, tesoura, fitas adesivas, purpurina, entre outros.
Atenção : A MATERIALIDADE IRÁ VARIAR DE ACORDO COM O EVENTO REALIZADO.
AVALIAÇÃO :
Consideramos que a oportunidade
de incentivar e valorizar a cultura , em sua mais variadas manifestações, tais
como teatro, cinema , shows, oficinas , confraternizações, entre
outras, com o público da EJA, além de aguçar a criatividade, o
interesse e o espírito crítico dos envolvidos, pode trazer bons resultados aos
discentes em relação à leitura,
expressão oral, entrosamento e apreensão dos conteúdos abordados nas
atividades desenvolvidas. Sendo assim, a avaliação deverá ocorrer de maneira processual , permeando todo o processo de
aprendizado.
CONCLUSÃO :
É necessário reconhecer e valorizar o papel da escola pública na promoção social dos indivíduos. Acreditamos que através desse projeto estamos estreitando as relações entre a escola, comunidade, alunos e professores, uma vez que a cultura constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso à arte, à fluência de ideias e experiências que vêm contribuir para a promoção e exercício da cidadania.
O PROJETO
“FAZENDO
EJA, FAZENDO CULTURA” visa, portanto, uma melhoria da qualidade pedagógica no espaço escolar com
enfoque no conhecimento e na formação humana e cultural, pois contempla as possibilidades e necessidades dos
envolvidos organizando-se em quatro grandes eixos:
- Aprender a saber;
- Aprender a fazer;
- Aprender a ser;
- Aprender a conviver.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
.Parâmetros Curriculares Nacionais
.Parâmetros Curriculares Nacionais
Veja algumas fotos da excursão ao teatro KLEBER JUNQUEIRA :
Obs: A excursão foi realizada no dia 5 de julho sendo o grupo composto por 40 alunos e 5 professores. O tema da peça foi o DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
Momentos do espetáculo...
Aguardando na entrada...
Expectativa dentro do teatro...
Momento da "tietagem"...
VALEU TURMA DA EJA !!!
Até a próxima!
Com carinho,
Com carinho,
COORDENADORA CRISTINA
SANCHES.
Ai gente!!! Vocês são tão chics... Grazi
ResponderExcluirValeu,Grazi! Vc faz parte do nosso show! Beijão!
ResponderExcluirQue povo mais riativo e por dentro da cultura. Que vocês continuem arrasando por aí e participando de muitos passeios. Beijos Claudia Sanches
ResponderExcluirValeu, eterna parceira! Seu apoio e companheirismo são muito importantes pra nós! Beijão.
ResponderExcluir