domingo, 1 de abril de 2012


                   "Uma vez, um velho rabino disse que os professores começam ensinando o que não sabem, depois de algum tempo ensinam o que já aprenderam , depois de mais algum tempo percebem que a sua tarefa não é a de ensinar mas a de criar condições para que os alunos aprendam. Era sábio o velho rabino."
                                   ( Extraído do texto "Avaliação" do professor Mauricio Mogilnik)


Sou idealizadora desse "blogger" e educadora há quase 18 anos .Desde 2002 atuo na EJA em uma escola na região norte de Belo Horizonte (MG). Não é uma tarefa fácil. É conflituosa. Exigente.  As palavras de ordem são : Interação,Desprendimento, Envolvimento. Afinal, quando consideramos a tarefa de educar jovens e adultos , temos também que considerar suas singulares histórias de vida. Isto implica partir para a viagem pedagógica que a sala de aula representa, considerando na bagagem as memórias inscritas nos sujeitos. Para isso, é necessário que os professores envolvidos neste conflituoso  processo de ensino-aprendizagem efetue as adaptações curriculares necessárias , considerando as diversidades dos sujeitos , demonstrando que são realmente capazes, podem e conseguem aprender. Isto deve acontecer em um ambiente  de  liberdade individual e social , com práticas pedagógicas democráticas, tolerantes, solidárias e com atitudes baseadas, sobretudo,  no respeito à dignidade dos indivíduos. Eis o meu desafio. Eis a minha meta. Eis a minha história.

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