"Uma vez, um velho rabino disse que os professores começam ensinando o que não sabem, depois de algum tempo ensinam o que já aprenderam , depois de mais algum tempo percebem que a sua tarefa não é a de ensinar mas a de criar condições para que os alunos aprendam. Era sábio o velho rabino."
( Extraído do texto "Avaliação" do professor Mauricio
Mogilnik)
Sou idealizadora desse "blogger" e educadora há quase 18 anos .Desde 2002 atuo na EJA em uma escola na região norte de Belo Horizonte (MG). Não é uma tarefa fácil. É conflituosa. Exigente. As palavras de ordem são : Interação,Desprendimento, Envolvimento. Afinal, quando consideramos a
tarefa de educar jovens e adultos , temos também que considerar suas singulares
histórias de vida. Isto implica partir para a viagem pedagógica que a sala de
aula representa, considerando na bagagem as memórias inscritas nos sujeitos. Para
isso, é necessário que os professores envolvidos neste conflituoso processo de ensino-aprendizagem efetue as
adaptações curriculares necessárias , considerando as diversidades dos sujeitos
, demonstrando que são realmente capazes, podem e conseguem aprender. Isto deve
acontecer em um ambiente de liberdade individual e social , com práticas pedagógicas
democráticas, tolerantes, solidárias e com atitudes baseadas, sobretudo, no respeito à dignidade dos indivíduos. Eis o meu desafio. Eis a minha meta. Eis a minha história.
Valeu, Dri! Críticas e sugestões serão sempre bem vindas. Beijão
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