segunda-feira, 23 de abril de 2012




PROJETO   “NICE TO MEET YOU”


 
APRESENTAÇÃO :

  O ensino da língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano) e também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o estudante, desde o princípio, a observar as diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos, diálogos, histórias, mensagens eletrônicas, etc., podendo o entendimento dessas diferenças interferir de forma positiva ou negativa na comunicação e harmonia entre os povos ou até mesmo entre os grupos sociais de um país, pois a linguagem é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores.Como nos lembra os PCNs: “O ensino de uma língua estrangeira na escola tem um papel importante à medida que permite aos alunos entrar em contato com outras culturas, com modos diferentes de ver e interpretar a realidade.”


           É útil e motivador para sua aprendizagem que o aluno tenha consciência, por exemplo, do quanto o idioma inglês já faz parte de seu cotidiano. Essa consciência da utilização do conhecimento da língua inglesa na vida real certamente torna o aprendizado mais próximo, familiar e eficaz. O aluno se tornará mais confiante e participativo ao verificar que pode realmente utilizar o idioma em situações cotidianas, como ler um e-mail , analisar propagandas, participar de exposições, competições e jogos, etc.   O educador que compartilha do processo de aprendizagem com os alunos participa das atividades, troca ideias, motiva, questiona, inova e está antenado com as mais novas tecnologias.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO:


A metodologia utilizada para a aplicabilidade  desse projeto se dará através de uma abordagem comunicativa, utilizando inicialmente o método “Áudiolingual” em oficinas quinzenais. Também não serão descartadas a possibilidade de estar utilizando, ou seja, dando ênfase em outras abordagens e métodos, pois haja vista que os procedimentos de ensino da língua inglesa vão muito além de uma simples aula formal. No entanto as abordagens e métodos que contribuem para compor esse cenário metodológico são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se também estar utilizando no início das atividades a serem desenvolvidas, dinâmicas relacionadas ao conteúdo, visando desinibir os alunos para que haja durante as atividades propostas, interação entre alunos e professor. A avaliação poderá ser realizada através de atividades, tais como:


.Apresentação  de cartazes,   fitas  de  vídeo  com  músicas  e  figuras  para fixação  da pronúncia e do vocabulário;

.Dinâmicas como “Warm up”, relacionada com o conteúdo no início das aulas para desinibir os alunos;

. Respostas orais para estimular o desenvolvimento da oralidade;

. Jogo de bingo com palavras trabalhadas na aula e brincadeiras para melhorar a desenvoltura do aluno e aprendizagem do conteúdo ministrado.

. Questionários para fixação dos conteúdos.

. Livro referência  : “NICE TO MEET YOU” , volume 1, Ed. Atual S.A ( Verônica P. Totis, Shiniti Sakuragui, John A. Speeden).

OBS :

O Projeto "NICE TO MEET YOU" teve início em março de 2012 e está sendo trabalhado com as turmas de certificação . Veja abaixo a  professora responsável pelas oficinas de Inglês ( além das  aulas de Língua Portuguesa e Ciências ) nas turmas finais:


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :

.Google: (pt.scribd.com/doc/20538485/Projeto-Pedagogico-de-InglesEm cache)
.Parâmetros Curriculares Nacionais
.Nice too meer you,  (  volume 1)  Ed. Atual .












3 comentários:

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!