PROJETO "FAZENDO ARTE NA EJA"
APRESENTAÇÃO :
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de
conteúdos que colaboram para o aperfeiçoamento do cidadão, buscando que o aluno
adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. Para a
seleção e a organização de conteúdos gerais de arte foram estabelecidos
critérios, que procuram promover a formação artística e estética do aluno e a
sua participação na sociedade.
Assim, os conteúdos gerais
do ensino de Arte são:
• a arte como expressão e
comunicação dos indivíduos;
• elementos básicos das
linguagens artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e
procedimentos na criação em arte;
• produtores de arte:
vidas, épocas e produtos em conexões;
• diversidade das formas
de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional:
produções e suas histórias;
• a arte na sociedade,
considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as
produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes
culturas e momentos históricos.
JUSTIFICATIVA :
A corporeidade, em congruência com a linguagem, instaura-se como um caminho privilegiado para a criação
artística . Nesta perspectiva, a criação se funda na técnica como um saber
próprio, constituído no diálogo manifestado pela memória na linguagem, que é a
corporeidade. Ao trazer essa visão, pretendemos trazer a corporeidade como o
lugar onde se condensa, na substância material, a substância mais sensível do
homem, portanto torna-se pertinente pensar sua importância como fonte de
manifestação do humano.
Com relação
aos conteúdos, orienta-se o ensino da área de modo que acolha a diversidade do
repertório cultural que o aluno traz para a escola e trabalhe com os produtos da comunidade em que a escola está inserida .
O conjunto
de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e
explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: produzir,
apreciar e contextualizar.
Produzir refere-se ao fazer artístico (como
expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele
relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e do desenvolvimento de seu percurso
de criação. O ato de produzir realiza-se por meio da experimentação e uso das
linguagens artísticas.
Apreciar refere-se ao âmbito da recepção,
incluindo percepção, decodificação,
interpretação, fruição de arte e do
universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do
aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a
identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano,
nas mídias, na indústria cultural, nas
práticas populares, no meio
ambiente.
Contextualizar é situar o conhecimento do próprio
trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o
que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividades.
OBJETIVOS :
• Desenvolvimento de
atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas de decisões em relação às
produções pessoais.
• Valorização das diferentes formas de
manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas
culturas além da capacidade lúdica, da flexibilidade, do espírito de investigação e de crítica como aspectos importantes da experiência artística.
• Interesse e respeito
pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas.
• Disponibilidade para
realizar produções artísticas, expressando e comunicando ideias, valorizando
sentimentos e percepções.
• Reconhecimento da importância de
frequentar instituições culturais onde obras artísticas sejam apresentadas.
• Desenvolvimento de critérios de
gosto pessoal, baseados em informações, para selecionar produções artísticas e
questionar a estereotipia massificada do gosto.
• Flexibilidade para compartilhar
experiências artísticas e estéticas e manifestação de opiniões, ideias e
preferências sobre a arte.
• Reconhecimento dos obstáculos e
desacertos como aspectos integrantes do processo criador pessoal.
• Atenção ao direito de liberdade de
expressão e preservação da própria cultura.
DESENVOLVIMENTO/
CULMINÂNCIA:
Sabe-se
da importância dos valores, normas e atitudes a serem aprendidos, e que,
explicitando a consciência sobre eles, amplia-se a área de ação da escola. Tais
conteúdos não devem se tornar conteúdos de controle ideológico ou
comportamental no ambiente escolar. Ao contrário, são conteúdos e temas ligados à postura
do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na
aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados
aos conceitos e demais conteúdos da área de Arte, humanizam as ações de
aprender.
. Realização de oficinas, dinâmicas, apresentações artísticas ( modalidades diversas) e excursões.
A criatividade aplica-se em todas as ações da educação, pois o ato de ensinar é perceber o todo, é enxergar de uma forma global, criativa e criadora. Temos que mudar a forma como aprendemos e a forma como agimos. Como educadores é importante levarmos em consideração o ato de criar e de cuidar, como princípio na humanização do ser humano, afinal "o direito de aprender é como o direito a vida" (DEMO: 2005, p. 62).
. Realização de oficinas, dinâmicas, apresentações artísticas ( modalidades diversas) e excursões.
A criatividade aplica-se em todas as ações da educação, pois o ato de ensinar é perceber o todo, é enxergar de uma forma global, criativa e criadora. Temos que mudar a forma como aprendemos e a forma como agimos. Como educadores é importante levarmos em consideração o ato de criar e de cuidar, como princípio na humanização do ser humano, afinal "o direito de aprender é como o direito a vida" (DEMO: 2005, p. 62).
REFERÊNCIAS:
.DEMO P. A educação do futuro e o futuro da educação. 2005.
.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
.GOOGLE
Confira abaixo algumas atividades desenvolvidas com os alunos até o momento :
. Mosaico ( turmas 5 e 6 / Concluintes ):
. Colagem ( turmas 8 e 10/ Alfabetização) :
Coordenadora Cristina e professora Pollyanna pesquisando arte...
Professora Adriana e Professora Graça exaltando arte ...
PARABÉNS ARTISTAS DA EJA !
É isso aí, querida artista! Valeu pela sensibilidade! Bjs.
ResponderExcluir