sábado, 19 de maio de 2012


PROJETO "FAZENDO ARTE NA EJA"

arcoiris02 

APRESENTAÇÃO :
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para o aperfeiçoamento do cidadão, buscando que o aluno adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. Para a seleção e a organização de conteúdos gerais de arte foram estabelecidos critérios, que procuram promover a formação artística e estética do aluno e a sua participação na sociedade.

Assim, os conteúdos gerais do ensino de Arte são:

• a arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
• elementos básicos das linguagens artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte;
• produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões;
• diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções e suas histórias;
• a arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

JUSTIFICATIVA :
A corporeidade, em congruência com a linguagem, instaura-se  como um caminho privilegiado para a criação artística . Nesta perspectiva, a criação se funda na técnica como um saber próprio, constituído no diálogo manifestado pela memória na linguagem, que é a corporeidade. Ao trazer essa visão, pretendemos trazer a corporeidade como o lugar onde se condensa, na substância material, a substância mais sensível do homem, portanto torna-se pertinente pensar sua importância como fonte de manifestação do humano.
Com relação aos conteúdos, orienta-se o ensino da área de modo que acolha a diversidade do repertório cultural que o aluno traz para a escola e trabalhe com os produtos  da comunidade em que a escola está inserida .
O conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar.
Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir realiza-se por meio da experimentação e uso das linguagens artísticas.
Apreciar  refere-se   ao  âmbito  da  recepção, incluindo  percepção,  decodificação,
interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas  práticas populares, no  meio ambiente.
Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividades.

 
OBJETIVOS :

• Desenvolvimento de atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais.
• Valorização das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas além da capacidade lúdica, da flexibilidade, do espírito de investigação e de crítica como aspectos importantes da experiência artística.
• Interesse e respeito pela própria produção, dos colegas e de outras pessoas.
• Disponibilidade para realizar produções artísticas, expressando e comunicando ideias, valorizando sentimentos e percepções.
• Reconhecimento da importância de frequentar instituições culturais onde obras artísticas sejam apresentadas.
• Desenvolvimento de critérios de gosto pessoal, baseados em informações, para selecionar produções artísticas e questionar a estereotipia massificada do gosto.
• Flexibilidade para compartilhar experiências artísticas e estéticas e manifestação de opiniões, ideias e preferências sobre a arte.
• Reconhecimento dos obstáculos e desacertos como aspectos integrantes do processo criador pessoal.
• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.
  
DESENVOLVIMENTO/ CULMINÂNCIA:

Sabe-se da importância dos valores, normas e atitudes a serem aprendidos, e que, explicitando a consciência sobre eles, amplia-se a área de ação da escola. Tais conteúdos não devem se tornar conteúdos de controle ideológico ou comportamental no ambiente escolar. Ao contrário, são conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos da área de Arte, humanizam as ações de aprender.

. Realização de oficinas, dinâmicas, apresentações artísticas ( modalidades diversas) e excursões.


A criatividade aplica-se em todas as ações da educação, pois o ato de ensinar é perceber o todo, é enxergar de uma forma global, criativa e criadora. Temos que mudar a forma como aprendemos e a forma como agimos. Como educadores é importante levarmos em consideração o ato de criar e de cuidar, como princípio na humanização do ser humano, afinal  "o direito de aprender é como o direito a vida" (DEMO: 2005, p. 62).







REFERÊNCIAS:

.DEMO P. A educação do futuro e o futuro da educação. 2005.
                 .
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
.GOOGLE


Confira abaixo algumas atividades  desenvolvidas com os alunos até o momento :

. Mosaico ( turmas 5 e 6 / Concluintes ):











. Colagem (  turmas 8 e 10/ Alfabetização) :

Coordenadora Cristina e professora Pollyanna pesquisando arte...



Professora Adriana e Professora Graça exaltando  arte ...








PARABÉNS  ARTISTAS DA EJA !
















Um comentário:

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!