FORMAÇÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GÊNERO:
No dia 21 de setembro de 2012, sexta-feira, das 18:30 às 21 horas, foi realizada no auditório da EM Hélio Pellegrino mais uma formação para os professores municipais da EJA.
A Sra. Patrícia Santana ( mestre em Educação pela UFMG, graduada em História , especialista em Relações Raciais e Educação) e o Sr. Natalino Silva ( pedagogo, mestre em educação pela UFMG e professor da FUMEC) foram os palestrantes convidados pela PBH. Veja abaixo o resumo de alguns tópicos discutidos :
E.M HÉLIO PELLEGRINO ( Região norte de BH )
A Sra. Patrícia Santana ( mestre em Educação pela UFMG, graduada em História , especialista em Relações Raciais e Educação) e o Sr. Natalino Silva ( pedagogo, mestre em educação pela UFMG e professor da FUMEC) foram os palestrantes convidados pela PBH. Veja abaixo o resumo de alguns tópicos discutidos :
. Lei 10639/03 = 1ª lei assinada pelo Lula( Ex-Presidente do Brasil) , fruto da luta de diversos setores da sociedade e do movimento negro ; em especial alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
. Diretrizes Curriculares para a educação das Relações Étnico-Raciais - CNE/2004. Orientações para a implementação da lei para gestores, educadores, movimentos sociais, governos.
. Maior "nó" : falta incluir o tema nos currículos das escolas. Obs : o tema é trabalhado geralmente de maneira isolada e fragmentada ( projetos específicos em datas preestabelecidas). Algumas justificativas dadas para esse trabalho isolado : resistência ao tema, modismo, falta de preparo dos educadores, falta de materialidade adequada.
PASSOS MAIS LARGOS NA EDUCAÇÃO :
. Cultura viva que é movimento ;
. Trazer para o currículo a história de opressão e resistência do povo brasileiro;
. Democratizar o conhecimento;
. Recriar os modos de viver quilombolas.
EDUCAÇÃO POPULAR: ( Década de 60 )
"Um processo de formação humana que visa contribuir para o processo de mudança social".
Configuração da Educação Popular :
. Diferentes espaços sociais;
. Destina-se aos que não foram integrados;
. Práticas não - escolarizadas;
. Relação educativa entre educador e educando;
. Saber popular aliado ao saber científico.
Objetivos :
. Emancipação social, cidadania e a conquista do direito à educação.
JUVENTUDE NA EJA:
UMA RELAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO
Viver a condição e a situação juvenil na EJA implica em :
. Aliar os projetos de vida profissional com o escolar ( ou não );
. Comparar a vivência de escolarização obtida na escolarização "regular" com a obtida na EJA;
. Dar um novo sentido e significado ao tempo e espaço de formação na EJA ;
. Por em evidência questões sociais , econômicas e raciais.
OBS : O vídeo abaixo foi sugerido para reflexão. Confira !
Título : 3%
REF: YOU TUBE
A EJA DA EMRCV ACREDITA QUE ...
E POR ISSO INVESTE NA FORMAÇÃO DE SEUS PROFISSIONAIS!
VALEU E ATÉ A PRÓXIMA!
Coordenadora Cristina Sanches/EJA/2012
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