segunda-feira, 25 de junho de 2012

 


A  EJA DA EMRCV A FAVOR DA VIDA!

Fonte:Google 





Escolhas de uma vida 


A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".


Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".


Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.


Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.  Tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências de suas ações e lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

Pedro Bial


Obs: O texto acima foi trabalhado com os alunos. Também foram exibidos dois  vídeos realizados por alunos de outras instituições e adaptados pela coordenação ( em 2011 )  sobre as drogas e suas implicações    ( físicas, psicológicas e sociais). Veja abaixo um dos vídeos. Referência : www.4shared.com


 


"A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano."
                                                                    João Paulo II 


Vídeo enviado por e-mail : 


 

TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS : 

"Eu acho que as drogas destroem as famílais . Os jovens estão morrendo muito cedo porque não há amor entre os povos. Primeiro goste mais de você. Não vale a pena se acabar pelas drogas!"
Simone Soares ( sala 10- EPA 2 )  


"As drogas estão acabando com a população do mundo inteiro. Até os remédios que precisamos  para curar nossas doenças são drogas. O que serão das crianças e jovens nesse mundo? O governo precisa fazer alguma coisa para melhorar o nosso país e combater as drogas!"
Geralda Izabel ( sala 10- EPA 2)


"As drogas estão destruindo a família. O caminho para acabar com tudo isso é Jesus no coração!"
Antônio Lima  ( sala 10 - EPA 2) 


"A droga é um problema na vida das pessoas, principalmente na vida dos jovens. O jovem precisa ter muita força de vontade para não usar drogas! Ele precisa acreditar que é capaz de vencer e ter fé , porque só Jesus pode transformar a vida de quem sofre.Sem Jesus não somos ninguém nesse mundo."
Salvalina Pinto ( sala 10 - EPA 2 ) 


"Os pais que possuem filhos adolescentes devem sempre conversar com eles porque depois que eles caem no mundo das drogas é muito difícil sair dela. Só com a ajuda de parentes e com muita força de vontade!"
Dorvalina ( sala 10 - EPA 2 ) 

"A droga faz mal! A estrada é longa e o tempo é curto! As drogas matam e para que usar drogas? Seja um jovem consciente! Viva a vida! 
Gleice Kelly ( sala 10 - EPA 2 )  


"Nós somos a soma das nossa decisões! Escolher é uma ação , uma atitude que às vezes não tem volta. No caso da droga, quando a escolhemos , ela vem acompanhada da destruição do lar, do trabalho, da dignidade e do próprio SER."
Produção coletiva  da sala 8 - EPA  ( Em Processo de Alfabetização 1  ) 


"Drogas - Devemos dar atenção para este assunto que é tão comentado em todo Brasil ! Droga mata, traz dor, tristezas  e desgostos. Causa dependência . Então não seja burro quando alguém lhe oferecer algum tipo de droga. Diga não! E vamos juntos nessa corrente em combate às drogas. DIGA NÃO ÀS DROGAS E SIM PARA A VIDA!"
Gerson Junio ( sala 5 - EPC 1)* 


" Eu sei que vicia. Eu sei que mata e destrói. Eu sei que faz famílias inteiras sofrerem.  Eu sei que Deus condena. Eu sei que dá um falso prazer. Eu sei que vou adoecer.  Eu sei que vão me prender. Eu sei porque pessoas que amo me mostraram que tudo isso é a realidade que a droga proporciona. Por que consumí-la? A não ser que eu queira morrer e... morrer porque ? Se a vida é assim tão bela e singela?"
Luzia Silva ( sala 6 - EPA 2 )


"Bobo é quem entra nesse mundo. Bobo é que segue o lado errado. Porque não tem nada mais gostoso que você dormir em sua cama, comer e beber em sua casa por mais que passe por dificuldades."
Washington ( sala 6 - EPA 2 )


*Em Processo de Certificação




E AÍ? VAI  ESCOLHER O QUÊ?














2 comentários:

  1. Está sensacional !!!! Bacana demais !!!Parabéns pelo belo trabalho.
    Ricardo Caires.

    ResponderExcluir
  2. Valeu maridão, pelo apoio! Vc usou o meu computador e por isso a sua foto não saiu...rsrsrs. Beijão!

    ResponderExcluir

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!