sexta-feira, 26 de outubro de 2012



PALESTRA NO MAO: A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS NA VIDA DE PAIS E EDUCADORES


O MAO (Museu de Artes e Ofícios) recebeu , no Projeto Ampliando Horizontes , o escritor e médico CELSO GUTFREIND. O encontro ocorreu no dia 23 de outubro às 19:30. Celso Gutfriend abordou sua experiência como autor, psiquiatra da infância, psicanalista , escritor  e mostrou-se engajado em projetos em que as narrativas e as histórias se afirmaram importantes em vários contextos: na escola, na clínica, nos trabalhos comunitários.



Celso Gutfreind nasceu em Porto Alegre, em 1963. É escritor e médico. Como escritor, tem 26 livros publicados, entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior (França, Luxemburgo e Canadá). Foi traduzido para o francês, inglês e espanhol. Tem diversos prêmios, entre os quais se destacam Açorianos 93 e Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores em 2002, 2007, 2011 e 2012. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Foi escritor convidado da Ledig House, em Omi (EUA), em 1996. Como médico, tem especialização em psiquiatria, psiquiatria infantil, mestrado e doutorado em Psicologia, realizado na Universidade Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psiquiatria da Infância, pela Universidade Paris 6. É psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Atualmente, trabalha como professor de psiquiatria na Fundação Universitária Mário Martins e como professor convidado no curso de Psicologia da Unisinos e UFRGS.


  

Soneto da professora

Ensinou a nos largar
ensinou a nos manter
ensinou a nos levar
aonde o  que é pode ser

Ensinou a segurar
o que pende por um fio
ensinou a suportar
o que se perde no rio

Ensinou a ver no fundo
a não ver e estar ainda
no ponto cego do mundo
que verá,  e eu não vi

Ensinou e agora sempre
que canto, eu aprendi

                                                                                 Contatos: celso.gut@terra.com.br











"Nós precisamos falar de nós mesmos. Precisamos ter acesso a nossa própria história".

"O segredo nos enlouquece.O segredo nos diminui."
"Através das histórias, inventamos, criamos e nos identificamos."
"O simbolismo é necessário para a saúde mental do indivíduo."
"Para simbolizarmos é preciso um pouco de angústia, Nem a paz total ( inércia) o excesso de violência geram simbolismos significativos."
"A capacidade de criar histórias paralelas, de sonhar, de ter esperança é fundamental para a saúde mental do sujeito."
"O indivíduo se constitui através do olhar."

                                                                                                         CELSO GUTFRIEND



O Projeto Ampliando Horizontes  é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente 1h20, sendo 40 minutos de palestra, seguidos por debate com os presentes.O desafio do projeto é estabelecer diálogos sobre o tema “Arte & Educação”. O intuito é estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais são convidados para realizar esta tarefa.





Com certeza, foi uma ótima formação! Valeu, Museu de Artes e Ofícios   pela oportunidade de prestigiar tal evento  e por desenvolver um projeto tão maravilhoso!

Um abraço,
Coordenadora Cristina Sanches.











3 comentários:

  1. OLÁ ! Neste meu mês de férias estou visitando todos que me visitaram este ano.Entre eles e elas: você.
    Muito bom esse seu Blog(site).Tudo ligado às palavras e à Literatura me interessa. E gosto de saber que as pessoas me leiam. Aliás esse é o objetivo final de quem escreve.
    Boa Semana para você. Breve voltarei.
    Estou em Goiás,perto de Minas, Uai !

    ResponderExcluir
  2. Grata pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá, O Museu de artes e ofícios é uma ótima opção cultural em BH. Gostei de conhecer um pouco mais de Celso Gutfreind.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!