quinta-feira, 27 de junho de 2013

Relações de Consumo x Meio Ambiente: Em busca do Desenvolvimento Sustentável


A relação de consumo está diretamente interligada ao desenvolvimento da sociedade, sendo um grande problema mundial as conseqüências do consumo exagerado incentivado pelo espírito consumista entranhado pelo regime capitalista enraizado no seio da sociedade, gerando conseqüências irreversíveis ao meio ambiente. A sociedade deve modificar urgentemente seu consumismo, mudando o paradigma que a relação de consumo e o desenvolvimento andam juntos. Uma vez que a grande demanda da produção e do consumo afetam diretamente a retirada de matérias primas da natureza, com a poluição do meio ambiente. Os Estados devem buscar estratégias e instituir políticas que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo e a fim de preservar o meio ambiente e incentivar a utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis. Pois todos tem o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado, que deve ser zelado através da conscientização das relações de consumo possibilitando o desenvolvimento sustentável.




 
Veja abaixo que iniciativa legal da aluna do 6º ano do CBM em Belo Horizonte ao escrever sobre o consumo : 


REFLETINDO SOBRE O CONSUMO



      E aqui estou eu, deitada em minha cama , pensando. Eu, Eleanor, estava andando pelas ruas de meu bairro quando   ouvi uma discussão. Um menino ( acho que devia ter uns 7 anos ) estava chorando e pedindo ao pai que lhe comprasse uma nova mochila, pois a que estava na loja era mais bonita e moderna. O pai, por sua vez, disse que o menino já tinha uma mochila novinha em casa.Resolvi esperar para ver no que isso ia dar. 
      Depois de alguns minutos em que o garoto ficou chorando , brigando e fazendo chantagem emocional , o pai decidiu comprar a mochila. 
      Cheguei em casa e agora estou refletindo sobre o assunto. Aquele menino queria algo  ( no caso, a mochila) que já tinha. Ele não precisava realmente de adquirir outra. Resolvi ligar a televisão e, no jornal, estava passando uma reportagem sobre o consumismo. 
      Ao final do programa, cheguei à conclusão de que a maioria dos produtos consumidos por uma família são escolhidos pelas crianças, pois elas são facilmente influenciadas pela mídia. 
      O que aconteceu com o menino e com o pai também acontece com milhares de pessoas. Mas não é a quantidade que define a qualidade. Podemos viver com menos e viver melhor. Devemos consumir conscientemente , pensando no impacto que nossas ações terão no meio ambiente.
      Continuei pensando sobre esse assunto e, assim, adormeci, determinada a fazer com que as pessoas consumissem conscientes do que suas atitudes podem causar ao planeta.

Autora : Marcela S.  Neves
6º ano F - CBM - 2012




2 comentários:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter gostado. O blog é fruto de um trabalho muito especial... Retribuo os votos de felicidades e pode ter certeza que irei visitar o seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!