quarta-feira, 3 de outubro de 2012





Voto para Vereador e Prefeito: Qual a diferença?

Poucos brasileiros sabem, mas os votos para prefeito e vereador seguem lógicas diferentes.
Prefeitos, governadores, senadores e presidente são eleitos pelo voto majoritário. Vereadores e deputados estaduais e federais são eleitos pelo voto proporcional. Na dinâmica do processo eleitoral, tem papel-chave a associação entre partidos, a chamada coligação, quando, na prática, eles fundem-se em um único “partidão”.
Mas, então, o que acontece com seu voto depois de depositado na urna?

Voto Majoritário para Prefeito

Quando votamos para prefeito, estamos elegendo também o vice, normalmente de outro partido coligado. Como os partidos e coligações apresentam um único candidato para prefeito, temos a impressão de que estamos votando na pessoa, porém o que ocorre é que estamos escolhendo um partido/coligação com representante único. No Brasil, não existem candidaturas avulsas.
Na prática: o voto vai para o candidato e para o vice do partido/coligação.
Objetivo: entregar a um único partido/coligação a responsabilidade pelo poder executivo do município.
Resultado: um único pensamento é vencedor: o mais votado entre todos as candidaturas.

Voto Proporcional para Vereador

Se a coligação PX, PY, PZ tiver 30% dos votos, então receberá 30% das cadeiras, que serão ocupadas pelos mais votados da coligação. No voto proporcional, teoricamente, a cadeira não pertence ao candidato, mas ao partido. O candidato não é eleito para representar a si mesmo, mas a um coletivo que o escolheu como representante.
Na prática: o voto ajuda a eleger os mais votados do partido/coligação.
Objetivo: garantir que as diferentes formas de pensar o poder público tenham espaço na câmara dos vereadores.
Resultado: várias linhas de pensamento são vencedoras: as cadeiras são distribuídas de maneira proporcional, de acordo com o número de votos obtidos pelo partido/coligação.


Dica: Escolha primeiro um partido antes de escolher um candidato.

Porque necessariamente seu voto vai ajudar a eleger os mais votados do partido/coligação. Ao votar no candidato sem prestar atenção a qual partido ele está filiado e coligado, podemos ajudar a eleger alguém que não gostaríamos de ver eleito. Ademais, o partido tem importância central no comportamento do candidato antes e, principalmente, depois de eleito. Por isso, esteja atento e cobre uma postura coerente tanto dos candidatos quanto dos partidos.
VOTE CONSCIENTE!




Vale a pena refletir , não  é mesmo?
Com carinho, 
Coordenadora Cristina Sanches.

2 comentários:

  1. Olá,
    Voatar consciente é realmente muito importante, pois isso irá influenciar a sua vida como cidadão. Eu não gosto de votar nulo nem em branco, mas às vezes tem um segundo turno de eleições com dois candidatos péssimos. E aí, o que fazer?!?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. É...não é mesmo fácil. Talvez a "chave" seja MOBILIZAÇÃO. BJ

    ResponderExcluir

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!