A
seguir apresento alguns  projetos /
relatos de oficinas que  estão sendo   trabalhados  
com os  alunos da EJA    desde o 1º
semestre de 2011  .
As oficinas foram sugeridas  por Susana
Huerga no livro “EJA, Planejamento, Metodologia e Avaliação”. O plano de
oficina detalhado abaixo  tem nos  auxiliado muito no trabalho com a memória e
identidades dos alunos , valorizando suas histórias de vida, fortalecendo suas
identidades pessoais , de classe, gênero, etnia, etc., e simultaneamente
promovendo “encontros” entre pessoas  de
modo fraterno e solidário.  
OFICINA : MEMÓRIA E
IDENTIDADES
. Leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” até a parte em
que Guilherme decide procurar memórias para Dona Antônia  , já que ela havia perdido as suas. 
.
Foi entregue aos  alunos   uma caixa de
sapatos ( previamente solicitada  a cada
um deles  e guardada para esta ocasião ) e
cinco pequenos papéis coloridos para que
cada participante confeccionasse “sua” caixa de memórias , a partir das
seguintes lembranças de sua vida :  (OBS :cada frase abaixo foi escrita em um
papel )
Algo bem antigo
Algo que o faz chorar
Algo que o faz rir
Algo quente
Algo que vale ouro
.
 Foi marcada  uma data para que o aluno
trouxesse a sua “caixa de memórias” para a aula. 
.
No dia da entrega da “caixa de memórias”  foi  finalizada a leitura do livro e  apresentadas  as
“memórias” ( objetos ) que Guilherme trouxe para D. Antônia. Foi também discutido  com o grupo a relação das memórias e D. Antônia (  como essas
mesmas memórias são percebidas por ela). 
. Ao  aluno foi dada a oportunidade de  expor as suas lembranças para a turma
explicando o significado de cada uma . OBS: O mais interessante nesta atividade
foi o envolvimento da classe . Todos, sem exceção, quiseram mostrar o que
haviam trago e mesmo aqueles mais tímidos se posicionaram diante dos colegas
falando um pouquinho de si.  Foi uma experiência muito significativa.
.
A partir deste trabalho podemos  refletir
sobre as seguintes questões: 
-
As memórias possuem  somente significados pessoais ?
-
Podemos, a partir de memórias individuais, constituirmos memórias coletivas?
-
O que são memórias privadas e públicas?
-
Que significados podem ter na vida privada e na vida pública?
P.S : O mais interessante é que essa oficina pode ser desevolvida em qualquer etapa ( desde os alfabetizandos até os concluintes). 

 
Com certeza! Vale a pena conferir! Beijão.
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