domingo, 1 de abril de 2012


PROJETO “SESSÃO PIPOCA NA EJA” :
   
O Projeto  busca levar os alunos da EJA  a terem contato com grandes obras do cinema, a contextualizarem e refletirem sobre a mensagem dessas produções.
 A exibição dos filmes na “SESSÃO PIPOCA” acontece 1 vez por mês . A pipoca e o refrigerante, elementos típicos nos cinemas, são fornecidos.

OOOOOOBA!!!!!!




         A sinopse do filme apresentado, bem como a premiação e questões pertinentes à obra são apresentadas e trabalhadas com os alunos.

        
           No mês de fevereiro assistimos o filme  nacional "FELIZ NATAL" . A sinopse a seguir  retrata bem o que podemos esperar da obra :

"O trabalho de Selton Mello, primeiro como diretor e roteirista, impressiona pela capacidade de captar a solidão e as angústias que atravessam os encontros familiares, enfocando sua incidência num contexto onde sua aparição é ao mesmo tempo necessária e insuportável: a festa de natal. Até aí nada de novo. Todos sabem que a mais familiar das tradicionais festas de fim de ano também é capaz de reunir dores, ódios e dilaceramentos suficientes para assustar os mais ingênuos, e constranger os hipócritas. O que faz desse trabalho algo digno de nota é o tratamento dado às sabedorias que habitam nosso imaginário mais comum: sem concessões ao clima de consumismo, cruel na abordagem dos destinos dos personagens, lúcido ao enfocar com destreza os vários “olhares” que compõem a festa, desde a ternura infantil até a paixão ardida, mergulhada em profundas culpas e improváveis remissões."



                No mês de março assistimos "MARIA CHEIA DE GRAÇA".Veja a sinopse :
" De que forma atingir o sonho de cruzar as fronteiras que separam a vida pobre e sem perspectivas das atrasadas nações da América do Sul e a prosperidade e riqueza do modo de vida americano? Quantas pessoas não pensam cotidianamente em deixar para trás as desilusões de suas vidas simples para se fixar em definitivo nas terras do Tio Sam? Maria Cheia de Graça é mais um ótimo filme produzido pela recente safra de cineastas latino-americanos. Através dessa produção nos é apresentada a saga de Maria, uma jovem colombiana que se torna “mula” ao ser iludida pelos ganhos rápidos e “fáceis” que poderia obter ao levar cocaína para os Estados Unidos. O que se espera é que num futuro muito próximo possamos atestar a vitória da criatividade, da inteligência e do trabalho honesto nos países latinos sobre a contravenção, a dor e os dólares ilícitos obtidos pelos traficantes e suas pobres mulas..."




    

                 No mês de abril foi a vez do filme "ANJOS DO SOL" .Sinopse :

"Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta Amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar ao Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho..."

 

No mês de maio foi a vez do  filme "Lisbela e o Prisioneiro". Veja a sinopse:

"Lisbela  (Débora Falabella)  é  uma moça  que  adora ir  ao  cinema e  vive sonhando com  os  galãs  de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras  chega à cidade de Lisbela.  Após se  conhecerem eles logo se apaixonam, mas há  um problema:  Lisbela  está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini)..." Comédia e  romance aguardam você neste  excelente filme nacional!

              

 


No mês de junho foi exibido o filme "O DIA DEPOIS DO AMANHÃ". Veja abaixo a sinopse: 


A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Um climatologista tenta alertar chefes de Estado sobre uma catástrofe ambiental iminente, mas não é ouvido. Essas ocorrências climáticas bruscas são sintomas de uma mudança global maciça. O derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam nossos sistema climáticos. Acontecimentos incomuns tomam conta do mundo e colocam em pânico a população: furacões, que só se formam sobre o mar, aparecem em terra firme, ondas gigantescas engolem prédios em Nova York, pessoas na Escócia simplesmente são congeladas vivas em segundos. É o aquecimento global provocando uma nova Era do gelo.


 

No mês de agosto tivemos a exibição do polêmico filme "PRECIOSA". Confira abaixo a sinopse: 


1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.



 

No mês de setembro, tivemos o filme "EU, TU, ELES". Leia a sinopse abaixo : 

A ideia para o roteiro de “Eu Tu Eles” partiu de uma reportagem publicada num jornal brasileiro, que falava exatamente de uma mulher que vivia com 3 maridos. A mulher se chama Maria Marlene Silva Sabóia e, para autorizar a utilização de sua história no filme, recebeu R$ 1.500,00 mais 3% da bilheteria total arrecadada.“Eu, tu, eles", filme do diretor brasileiro Andrucha Waddington, conta a incrível mas verídica história de uma mulher - magnificamente interpretada por Regina Casé - que vive com três maridos em plena sociedade machista.Alguém disse uma vez que um bom filme é antes de tudo uma boa história, em segundo lugar uma boa história e finalmente uma boa história. Segundo este critério, Waddington fez um filme excelente com uma história no mínimo, curiosa. Mas também a sobriedade da narração e a excelência da interpretação dão uma grande veracidade a esses personagens simples que vivem uma situação insólita, com a árida beleza do sertão.





                 Abaixo veja as fotos das lembranças dadas aos alunos após cada sessão:

Obs : As lembranças foram confeccionadas com a participação de toda equipe pedagógica e alunos:



                                             1ª SESSÃO PIPOCA  - FILME : FELIZ NATAL ( cartão)

2ª SESSÃO PIPOCA - FILME : MARIA CHEIA DE GRAÇA ( marcador de página)


           
 
3ª SESSÃO PIPOCA - FILME: ANJOS DO SOL ( pão de mel )


4ª SESSÃO PIPOCA - FILME: LISBELA  E O PRISIONEIRO ( pipoca)



5ª SESSÃO PIPOCA - FILMA: O DIA DEPOIS DO AMANHÃ (Livro sobre o Meio Ambiente )



6ª SESSÃO PIPOCA : Filme : PRECIOSA ( Pedrinha ornamental embrulhada + uma mensagem de otimismo) 


7ª SESSÃO PIPOCA : Filme EU, TU, ELES ( Paçoca- um dos doces característicos do nordeste brasileiro )





Alguns momentos da SESSÃO PIPOCA :





                E em outubro tem mais... É so aguardar !

Com carinho, 
Coordenadora Cristina Sanches. 

5 comentários:

  1. adorei!O blog está bombando!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela iniciativa e o Família-Escola Norte quer está um dia na Sessão Pipoca EJA!!!! Estamos conversando com a Poliana para fazer essa mesma atividade com os pais dos estudantes do fundamental diurno desde o ano passado mas pela falta de tempo, mas esse ano conseguiremos concretizar. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu ! Com certeza, a visita da "FAMÍLIA ESCOLA REGIONAL NORTE" será muito bem vinda! Continue acompanhando as nossas novidades, ok? Bj

    ResponderExcluir

Valeu pela visita! Deixe seu comentário. Sua participação é bem vinda!